sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Convites e Oportunidades

É com muita alegria que temos registrado seleções e convites a Ilusionismo para festivais de cinema no Brasil e em outros países:


Caros,

   O filme ILUSIONISMO é de grande interesse que participe da
pré-seleção da III Edição do Brazilian Film Series in Chicago.
 A Mostra tem por objetivo apresentar de forma dinamizada as várias
vertentes da face de nosso país no exterior. Contando com a parceria
de renomadas instituições.
 Temos o apoio dos diretores Francisco Ramalho, Cacau Amaral, Paulo
Thiago, Otávio Juliano e Roberto Berliner.

 A BFSC ocorrerá entre os dias 08-14/11/2012 em Chicago/Illinois-EUA.

 Gostaríamos de considerar a sua obra para esta edição.
 Caso tenha outra obra que tenha a mesma filosofia da Mostra
assistiremos com prazer.

(...) 



Grato,

Fabio Cruz


Dear Madeleine Alves,
This is Lakino, the Latin American Short Film Festival in Berlin. Lakino is the first festival promoting Latin American Short Films in the capital of Germany, dedicating itself to discovering new talents.
In the past two years the festival has been very successful as a result of our hard work and top-notch participants. This year we want to continue to show the creme de la creme in Latin-American cinema.
We are familiar with one of your short films and would now want to invite you to join our festival. You can visit our homepage at: http://lakino.com/index.php?id=40 and read all you need to know about terms and conditions of participation.
This year the festival will take place from the 10 to the 14 of October 2012. You can send a short film from different genres like: Fiction, documentary, animation or experimental. The film should not be longer than 30 minutes and it should have been produced after the 1 of January 2010. The deadline is the 30 of June 2012. If you have a film that does not meet all the requirements, we invite you to send it anyway. We promise to try and find a place for it in some of our special programmes.
We are looking forward to your short film! 
Best regards,
-- 
Martin Capatinta
Festival Director
Lakino :: Latin American Short Film Festival Berlin

Ficamos extremamente honrados com esses convites para seleção, e, por meio deles, pudemos exibir nosso curta a olhos estrangeiros. Outros filmes foram selecionados para os respectivos festivais, mas, para nós, só de termos sido convidados já é uma felicidade!

Em terras brazucas, Ilusionismo foi convidado para a mostra competitiva do 11º Festival Nacional de Varginha e, concorrendo ao Et de Ouro (magnífico nome de troféu! =), foi exibido em 10 de setembro no âmbito do festival. 

E, por fim, fomos convidados para seleção do CINEME-SE 2012 - Bienal da Experiência do Cinema e selecionados para Maratona de Curtas, que ocorrerá em 1º de dezembro, no Auditório do SESC/Santos, das 14h às 18h.

É a nossa vez de experimentar CINEME-SE \O/






sábado, 30 de junho de 2012

Até um dia, Seth!


E, como a vida tem dessas coisas, há alguns dias o nosso queridíssimo amigo e ator Seth Nascimento saiu dos palcos terráqueos e foi brilhar em esferas celestes.
O que dizer do Seth? Que era uma das pessoas mais lindas que eu tive o prazer de conhecer, trabalhar e ser amiga. Não conheço uma pessoa que não diga que o Seth era de um tipo único. Tudo no Seth era peculiar: a voz, o jeito de andar, a careca, um coração do tamanho do mundo, sua habilidade de "Profº Pardal" de criar engenhosas perfeitas (ele criou uma miniatura de nave espacial com sucata e lâmpada de LED que é o sonho de toda criança!)... Isso sem falar de sua ânsia de viver cada minuto desta vida terráquea.

 

Quando escrevi o roteiro de Ilusionismo, foi impossível não pensar no Seth como pai do protagonista, como o ícone de um observador com os pés na realidade, tentando estimular o filho a sair "de seu mundo" e viver de fato. Ele era assim, ele pensava assim. O Seth não perdeu uma oportunidade de dizer que nos amava, de ir até nós quando mais precisávamos, de estender a mão ao próximo. Também não perdeu uma oportunidade de expressas suas ideias, de nos questionar (às vezes, insistentemente! =) quando não entendia ou não concordava com algo.


E ele foi um bom ator — nem sei quantas peças e curtas o Seth fez ao todo, mas estava sempre em alguma montagem, na Encenação de São Vicente, em curtas... E em 2011, além de ver o Ilusionismo ser premiado pelo Voto Popular do 9º Curta Santos, comemorou também os prêmios de Melhor Montagem e Melhor Ficção do 9º Curta Santos para o curta-metragem Iolanda & Xico, de Waltuir Alves — curta no qual o Seth foi interpretou o protagonista.

Enfim... Não deixou a vida passar por si e levou dela cada instante de aprendizado que pôde!

É isso aí, Seth! Não acredito que você nos tenha deixado — apenas que foi para um lugar muito melhor, onde poderá ver de camarote os amigos neste palco em que você tão bem brilhou. Beijos mil, a gente se encontra um dia desses ;)

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Happening... \o/

Quebrando o jejum de postagens deste blog, queria dividir com o caro leitor um acontecimento muito significante dos dias que correm.

Nem todos sabem dos desafios que é fazer/produzir/trabalhar com/pensar cultura e expressões artísticas. E isto talvez seja bom, porque, francamente, ao público não importa especificamente os desafios e as renúncias a que muitas vezes nos entregamos de bom grado e voluntariamente em prol da arte que fazemos, seja ela boa ou má. Sem juízos de valor.

Como escreveu Camões, “é querer estar preso por vontade”.

Muitas vezes, faz-se algo sem pensar em aclamação. Muitas vezes, passa-se uma vida sem um sequer parabéns — quantas almas gentis amigas partiram desta vida descontente sem ver a luz de seu trabalho germinar nos corações dos homens? Nem uma fagulha... nada! E, no entanto, a Vida — este organismo que nos transcende em eras e eras e elementos — se encarrega de lhes atribuir o merecido prêmio mais cedo ou mais tarde, por meio de outras gerações e outros pensamentos.

Ilusionismo é, sem dúvida — pelo menos pra mim, esta “mãe coruja” (rsrsrsrs) — um projeto cheio de felizes acontecimentos. Grandes ou pequenos, não importa: eles estão aí, tomando forma... As pessoas vêem, as pessoas entendem, as pessoas não entendem, as pessoas questionam, as pessoas xingam, as pessoas se maravilham... As pessoas trazem de si significados novos ao curta...

Lembro-me bem do dia em que fui ao cinema e, vendo uma fila quilométrica para entrar na sessão, pensei que, talvez, fazer cinema fosse uma forma legal de dividir sonhos, anseios, angústias... e que bom seria se essas neuroses fizessem sentido a alguém. E é por isso que, quando alguém transmuta seus sentimentos em outra forma de expressão artística a partir de Ilusionismo, acredito sentir como se ganhasse na loteria.

É, Pessoa... realmente, tudo vale a pena...